nasceu em Setúbal, a 22 de agosto de 1916. A sua vida é marcada por uma constante dádiva à Cidade, através da colaboração e participação em atividades desportivas, culturais, sociais e associativas.
Como desportista, praticou atletismo no AAA – Associação Académica de Atletismo, voleibol no Grupo Desportivo da Palhavã, remo no Clube Naval Setubalense e basquetebol no Vitória Futebol Clube.
No campo artístico, ainda menino, com pouco mais de dez anos, integrou o Orfeão Cetóbriga que, na época, foi considerado como um dos melhores agrupamentos orfeónicos portugueses, donde saiu apenas aquando da sua extinção.
Dotado de excelente voz e de invulgares aptidões para a arte de representar fez, seguidamente, parte do Grupo Cénico da Escola Industrial e Comercial João Vaz, onde estudou e fez o seu curso. Nessa qualidade, integrou o elenco que levou à cena várias operetas, cuja apresentação teve um enorme sucesso, destacando-se a sua presença em A Leiteira de Entre Arroios, O Solar dos Barrigas e A Flor do Liz.
Durante vários anos deu a sua colaboração ativa aos Bombeiros Voluntários de Setúbal, sendo membro do seu Quadro Honorário, como Sub-Chefe.
Como dirigente, fez parte dos Órgãos Sociais do Clube Naval Setubalense, da Associação dos Bombeiros Voluntários de Setúbal e do Coral Luísa Todi.
Coral Luísa Todi que, conjuntamente com Maria Adelaide Rosado Pinto, fundou em 25 de outubro de 1961.
No Coral Luísa Todi, Aurélio Fernandes não foi apenas o fundador, foi também o primeiro coralista e, depois, membro dos seus Órgãos Sociais, tendo ocupado diversos cargos, quer na Direção, quer no Conselho Fiscal, quer na Assembleia Geral.
A sua atividade artística no Coral Luísa Todi foi pautada por uma enorme dedicação, o que constitui um exemplo a apontar aos mais novos, sendo ainda de realçar a sua magnifica voz de tenor e as suas inesquecíveis interpretações como solista, cuja memória o tempo dificilmente apagará.
Em 20 de Dezembro de 1980 fez o seu último Concerto, numa altura em que ainda estava no pleno uso de todas as suas faculdades, mas dando também um excelente exemplo da importância que pode ter as pessoas saberem retirar-se no momento certo.
Em 10 de Janeiro de 1981 a Assembleia-geral do Coral Luísa Todi, reunida extraordinariamente, concedeu-lhe, por aclamação, a categoria de sócio de Mérito.
A Câmara Municipal de Setúbal deu o nome de Aurélio Lino da Conceição Fernandes a uma das ruas da Cidade.